Da expressão de amor
à natureza nasceu o movimento ELAI BRASIL.
Havia um lugar onde o silêncio era mais do que apenas a ausência de som, era uma linguagem em si, uma voz sutil que ecoava do coração daqueles que paravam para ouvir.
Flexão do verbo elar [unir] na 2ª pessoa do plural do imperativo afirmativo. Sem pronome e de sujeito inexistente, elai só é alguém se for a gente, juntos.
Esse processo individual de refinamento da percepção contribui para o coletivo ao propagar um padrão de pensamento não condicionado, abrindo caminho para que cada indivíduo vivencie sua própria versão de realidade tirando suas próprias conclusões.
Práticas seletivas são as escolhas conscientes que moldam o campo da realidade. Ao interromper padrões de distorção que desviam a atenção de nossos reais valores e objetivos, reassumimos a autoria da própria narrativa, impactando diretamente os cenários que se apresentam a partir disso. Ressignificar crenças limitantes reprograma redes neurais, formando novas sinapses e firmando a coerência entre intenção e ação em respostas mais genuínas e menos automatizadas.
O impacto da prática seletiva se assemelha à ressonância no campo eletromagnético compartilhado. Um movimento coletivo de maior empatia às escolhas alheias, pelo mesmo direito de fazer suas próprias escolhas.
Uma rede de apoio orienta e fortalece o processo de desenvolvimento pessoal, oferecendo espelho, suporte, coragem e cultura que amplificam o impacto das práticas internas. Na presença de vínculos seguros, a inteligência coletiva se propaga não por imposição, mas por sincronização e ressonância. Essa sintonia, mediada pela empatia, permite que a evolução de um indivíduo contribua para o progresso de outro, impactando o modo como coexistimos em uma realidade sustentada pelo elo.
O PROJETO
Nos direcionamos a promover um consumo consciente e consentido, seja em nossas ferramentas ou nas informações que compartilhamos. Livre de poluição visual e barulhos que nos incentivam a impulsos desnecessários, nossas campanhas não apoiam o consumo desenfreado de um capitalismo que convence a preencher o vazio que ele mesmo produz. A completude não é fruto do ter mas do ser.
Acesso livre e gratuito à nossa sala de meditação online, compartilhamos práticas e ferramentas disponíveis 24/7 para o cuidado da sua natureza em conexão com a nossa.
Um respiro em meio ao caos digital, a nossa roda tem conteúdo intuitivamente compartilhado (email ou whatsapp) para nutrir nossas raízes, desacelerar o tempo e contemplar. Sincronizamos com o ciclo circadiano para que o nosso contato ultrapasse barreiras multidimensionais.
Um espaço só seu em nossa rede antisocial para anotar insights, ideias, descobertas e redescobertas que nossos conteúdos propõem gatilhar. A curadoria de conteúdos disponível em nosso site conduz uma experiência imersiva a partir de questionamentos existenciais para uma realidade mais consciente e alinhada com a sua verdade.
Apesar de silenciosa, essa não é uma revolução passiva. Força que desafia paradigmas internos, transcende fronteiras do tempo, espaço, do eu e do nós.
Práticas meditativas regulam o sistema nervoso. O corpo entra em um estado de regeneração com batimentos mais harmônicos, respiração ritmada e ondas cerebrais associadas a um estado de silêncio interno, portal para a mente subconsciente.
Nesse estado de relaxamento profundo, a mente estende alguns milissegundos entre estímulo e resposta, o suficiente para que experiencie a arte de se observar sem se identificar. Com o consciente desassociado, a energia antes dispersa em força reativa passa a ser canalizada para autoanálise, possibilitando identificar padrões de pensamentos que, ao interferir na clareza mental, muitas vezes encorajam comportamentos distorcidos, impulsivos, e destrutivos.
A coerência cardíaca, sincronia entre o ritmo do coração, o ciclo da respiração e a resposta do sistema nervoso, reproduz um campo eletromagnético capaz de alterar padrões cerebrais, emocionais e até hormonais de pessoas presentes no mesmo ambiente, princípio da ressonância de um campo organizado harmonizar outro para um estado neutro. Esses circuitos eletromagnéticos se propagam como informação no campo coletivo, e podem ser amplificados com a sincronização de múltiplos campos coerentes, ou seja, múltiplos indivíduos em estado meditativo.
Práticas ativas estimulam a neuroplasticidade, a flexibilidade do cérebro em se adaptar ao formar novas conexões neurais, em resposta ao aprendizado e à execução de novas habilidades motoras.
A cognição corporificada propõe que habilidades desenvolvidas por meio do esforço físico como a disciplina, a perseverança e a superação, influenciam diretamente a forma como processamos conceitos abstratos, de modo que a mente não apenas treine o corpo, mas também treine com ele. Como consequência, liberam-se neurotransmissores associados à motivação, aprendizagem e bem-estar, química interna que sustenta tanto a continuidade das próprias práticas ativas, quanto a comunicação eficiente entre regiões cerebrais, reforçando um desempenho cognitivo mais estável e resistente ao estresse físico, mental ou emocional.
Dialogar mente e corpo fortalece a capacidade do próprio corpo de se orientar sem depender essencialmente de outros sentidos, atuando como uma fonte ativa de informação para a mente. A consciência corporal é a inteligência que complementa o consciente. Ao integrar sensações físicas com interpretações mentais, o corpo comunica limites e necessidades para que a mente responda com ajustes mais precisos. No conjunto, corpo e mente se orientam mutuamente para o sustento do equilíbrio e presença.
Informar-se é uma prática ativa de expansão de consciência. São os questionamentos que estimulam áreas cerebrais relacionadas ao pensamento crítico e raciocínio lógico. O cérebro deixa de operar por repetição e passa a operar por discernimento, desenvolvendo autonomia cognitiva para processar dados e só então gerar significados.
Manifestar é uma forma de expressão. Manifestar propósito é espiritualizar a matéria, transformando recursos em ferramentas suporte para a realização pessoal, em um sentido mais amplo de conexão e serviço ao coletivo.
Reconhecer o grande ser vivo em que habitamos é o primeiro passo para então validarmos o que ele oferece. A definição básica de um ser vivo consiste em um organismo que responde a estímulos, se desenvolve, se reproduz e se restaura. Essa grande consciência em constante processo de ordem e equilíbrio não desperdiça energia, portanto, entender que nada na natureza é descartado, é entender que ela é a própria solução.
A natureza resolve problemas circulando. O que chamamos de lixo é só uma história interrompida.
Exploramos formas de inspirar a poesia da vida e da natureza, transcendendo de uma abordagem estritamente pragmática de obrigação ética ou econômica, por pura expressão de conexão com o que somos. Quando plantamos sementes fruto da nossa natureza, sejam elas alimentos, ideias ou visões, colhemos a diversidade em um sistema que depende do potencial de cada ser para evoluir.
Combinar a ciência com a consciência é reintegrar o potencial da natureza de se expressar como forma humana. Uma árvore sabe que não vive na Terra, ela é a Terra em forma de árvore e nós somos a Terra em forma de gente. Nada está separado.
Recuperar nossa memória genética ancestral é relembrar que fazemos parte de um ser vivo, precisamos não só nos adaptarmos a ele mas reconhecer que ao pertencer, nossa diversidade se complementa e nossas semelhanças deveriam nos unir. A mudança é inevitável à(s) natureza(s).
Devolvendo para a terra todo conhecimento, acolhimento, partilha e alquimia, nos tornamos guardiões catalisadores da transformação, celebrando um elo sem fronteiras mas de coração sempre brasileiro.
Convidamos você a experienciar o movimento ELAI BRASIL e o impacto de uma revolução silenciosa.
O futuro é brilhante, circular e muito verde.
Sustentabilidade não é só contabilizar dados, mas atribuir significado e valor para uma decisão de consumo reagindo de um estado de ter, para ser o próprio impacto da ferramenta que desempenhou em seu processo.
Quanto custa o seu consumo? Danos ambientais, sociais e emocionais de um impulso descartável que não só esgota recursos naturais e perpetua por gerações, mas também sustenta um ciclo constante de insatisfação na busca pela completude do lado de fora? Sim, mas todo lixo mental absorvido do excesso desnecessário de informação é um tipo de consumo sem consentimento. A poluição de informação é uma sobrecarga que afeta a nossa capacidade de discernir, reconhecer a origem de uma decisão e torná-la consciente e responsável.
Não propagamos estratégias de manipulação emocional para que você consuma algo que não precisa, ou que não precisa ainda.
Reintegrar o ciclo é nossa responsabilidade como facilitadores. Repensar padrões de consumo e descarte, investindo em soluções e tecnologias que ressignifiquem nosso impacto ambiental, é assumir nossa missão como humanidade.
Conscientes da origem, produção e abordagem de nossas ferramentas, colaboramos com a natureza para orientar nossas decisões, constantemente avaliando e refinando nossas práticas. Como parte do processo de elevar o campo da consciência individual, priorizamos alternativas que reduzam o acúmulo desproporcional e desnecessário de resíduos e informação.
ELAI origina-se da palavra elo. Conjugado no plural [vos-elai] mas de proposta singular, o projeto defende o movimento da prática pessoal como reflexo direto no coletivo.
Silenciar é uma prática de cultivo para uma compreensão mais profunda do ser. Pertencer é compartilhar ideias, percepções, habilidades e virtudes, reconhecendo que cada um de nós carrega um potencial único dentro de si, e que juntos, assumindo aspectos de nossa verdadeira identidade, nos transformamos na melhor versão de nós mesmos para uma melhor versão do Todo.
Em um ambiente de reconhecimento mútuo, a cultura de respeito reverencia a coexistência com toda e qualquer forma de vida por suas contribuições únicas. Integrar a realidade infinita, complexa e multifacetada que vivemos é expor nossas diferenças, e a partir de um potencial expansivo em comum, desafiar nossos próprios limites.
A revolução se manifesta a partir de escolhas mais conscientes, coerentes e compassivas. O modo como interagimos com o mundo define a forma como ele interage de volta, sem a necessidade de confronto direto. A evolução defende que o elo existe e que juntos, reconhecendo que nada nos separa e não pode nos distrair, buscamos por direito, e por instinto,
a mesma coisa.
De um legado de consciência coletiva, auxiliamos o impacto da humanidade sobre o planeta e sobre elas mesmas, aspirando a expansão do nosso potencial pessoal através do movimento.
Isso se traduz em políticas e práticas que reconhecem e respeitam diferentes necessidades. Todas as ferramentas desenvolvidas pelo projeto, carregam o propósito em comum de servir na qualidade da prática de conexão com a sua natureza, estruturadas para acompanhar o pulso em qualquer nível, formato, ritmo ou fase.
O movimento circular é uma característica proeminente na natureza. Observado em diferentes níveis desde o microscópico até o macrocósmico, somos todos interligados por um complexo sistema em evolução, onde a harmonia desse equilíbrio se sustenta por meio de ciclos contínuos e constantes.
Unimos uma variedade de programas e ferramentas para reintegrar o ciclo.
O impacto de uma revolução silenciosa em expansão do seu potencial como superpoder.
reconectando a natureza de fora com a de cada um,
vos-elai BRASIL.
o elo.
a coerência consome menos energia para manter-se em equilíbrio e, naturalmente, menos recursos para sustenta-lo.
quando o movimento se estabiliza em harmonia, o impacto extrativo se converte em impacto regenerativo
de linear para circular,
do eu para o nós.
o movimento reencontra seu centro,
e o centro, seu propósito.
um elo contínuo entre o ser e o todo.
direção.
a forma ganha propósito. contextos se estruturam e das intenções emergem escolhas práticas.
qualidade de pensamentos,
comunicação coerente,
consumo consciente,
gestão do tempo, de prioridades e relacionamentos.
a intenção atravessa o plano tridimensional, transformando a realidade manifesto em expressão do propósito.
coletivo.
manifesto em múltiplas realidades.
o corpo em coerência irradia ordem.
a presença de um desperta a presença de muitos.
ao sustentar o ser, outros percebem a mesma possibilidade.
materialização.
passagem do campo sutil para o campo tangível.
ideias assumem forma e peso.
pensamentos viram palavras,
palavras se tornam práticas,
práticas moldam hábitos e hábitos definem a realidade.
consistência.
movimento em repetição com ritmo e previsibilidade.
o pulso se consolida como estrutura, e a prática se torna natureza. estado em que o fazer se transforma em ser.
unidade.
(re)conhecer a si, em corpo, mente, e ser. o marco zero da unidade, o instante em que se percebe como parte.
movimento.
o sistema vivo pulsa.
o equilíbrio é dinâmico,
um fluxo constante que sustenta tudo.
adaptar, regular e renovar.
inspirar e expirar.
expandir e retrair.
pausar e movimentar.
o progresso pode ser lento, porém é irreversível.
equilíbrio dinâmico em espiral.
crescer sem romper o centro. cada volta contém um ajuste.
o progresso é circular, adaptar para estabilizar sem perder a coerência. a revolução em processo de expansão respeita proporções e recursos.
expandir a partir da origem.
o elo.
a coerência consome menos energia para manter-se em equilíbrio e, naturalmente, menos recursos para sustenta-lo.
quando o movimento se estabiliza em harmonia,
o impacto extrativo se converte em impacto regenerativo
de linear para circular,
do eu para o nós.
o movimento reencontra seu centro,
e o centro, seu propósito.
um elo contínuo entre o ser e o todo.
consistência.
movimento em repetição com ritmo e previsibilidade.
o pulso se consolida como estrutura, e a prática se torna natureza. estado em que o fazer se transforma em ser.
equilíbrio dinâmico em espiral.
crescer sem romper o centro. cada volta contém um ajuste.
o progresso é circular, adaptar para estabilizar sem perder a coerência. a revolução em processo de expansão respeita proporções e recursos.
expandir a partir da origem.
movimento.
o sistema vivo pulsa.
o equilíbrio é dinâmico,
um fluxo constante que sustenta tudo.
adaptar, regular e renovar.
inspirar e expirar.
expandir e retrair.
pausar e movimentar.
o progresso pode ser lento, porém é irreversível.
direção.
a forma ganha propósito.
contextos se estruturam e das intenções emergem escolhas práticas.
qualidade de pensamentos,
comunicação coerente,
consumo consciente,
gestão do tempo, prioridades e relacionamentos.
a intenção atravessa o plano tridimensional, transformando a realidade manifesto em expressão do propósito.
unidade.
(re)conhecer a si, em corpo, mente, e ser. o marco zero da unidade, o instante em que se percebe como parte.
materialização.
passagem do campo sutil para o campo tangível.
ideias assumem forma e peso.
pensamentos viram palavras,
palavras se tornam práticas,
práticas moldam hábitos e hábitos definem a realidade.
reconectando a natureza de fora com a de cada um,
vos-elai BRASIL.
coletivo.
manifesto em múltiplas realidades.
o corpo em coerência irradia ordem.
a presença de um desperta a presença de muitos.
ao sustentar o ser, outros percebem a mesma possibilidade.